Músicas Beyoncé

sábado, 6 de outubro de 2012

Especial Eras: B'day


Muitos se perguntam sobre o ápice da carreira de Beyoncé e quando ela realmente se consagrou como o maior nome no cenário pop. A resposta vem com o nome de uma das mais populares eras da carreira da Diva: B'day! A era simbolizou o crescimento de Beyoncé não só na qualidade de arranjos musicais, como também na dança e coreografia e principalmente nos vocais impecáveis e fortes. Destacando-se pelos melhores lives da carreira, a segunda era mostrou a dualidade que torna Beyoncé tão especial perante as demais artistas: Força, energia e diversão estão sempre aliadas ao lado profundo da alma que toca o coração daqueles que ao menos são fãs.
Além do que tange a música, a Queen B inovou no visual, desde o cabelo até looks e makes ousados e que chamavam a atenção sem perder o charme e a sensualidade, que são marcas registradas da Diva!
                                                               Documentário B'day - parte 2

Abandonando os cachos castanhos e os lisos caramelos da era Dangerously in Love, Beyoncé surpreendeu o mundo da moda com as mais ousadas luzes já usadas até então. A diva apostou em uma raiz escura acastanhada com luzes douradas 5 centímetros abaixo da raiz. O tom de dourado chega nas pontas em louro palha e confere todo luxo que a era nos inspira. O efeito dos cabelos é simples reflexo do que a era tenta transmitir: simplicidade e naturalidade aliadas ao bom gosto e toque sofisticado que faz jus a qualquer mulher que queira ser uma Diva.
No que diz respeito às roupas usadas durante a era, cheias de sensualidade ela não perderam o toque romantico, com rendas, bordados e tecidos leves que conferem movimento.  As joias extravagantes aguçam ainda mais a sensualidade de uma mulher que não teme nada e sente-se plenamente preparada para tomar as redeas de sua vida e segui-la independente. Toda mulher pode e deve se inspirar na B'day quando for se vestir!


O álbum standad da era foi intitulado simplesmente B'day e foi lançado em 04 de setembro de 2006, no aniversário de 25 anos da cantora. O álbum devia ter sido lançado em 2004, mas  foi adiado por projetos com as Destiny's Child. Trata-se de uma coletânia de hits dançantes cheios de energia.
O álbum soa forte, com músicas marcantes e a "nova" voz de Beyoncé, mais natural, solta e firme. O destaque vai para o primeiro single: Deja Vu!

Sete meses após o primeiro lançamento, Beyoncé liberou no mercado o B'day Deluxe edition. O novo álbum incluia cinco novas canções e um dvd com os clipes já gravados. Além de Upgrade U e Deja vu, que continham participação de Jay-z, a versão de luxo apresentou dois novos feats.: Amor Gitano, com Alejandro Sanz e Beautiful Liar, com a mega estrela Shakira. O destaque de toda a nova versão vai para a segunda (Beautiful Liar), que subiu 94 posições em um dia, alcançando o topo da Billboard e sendo tocada pelas radios do mundo inteiro até a exaustão. Esta música, bem como Listen e irrepleaceble ganharam versões em espanhol e fizeram parte da trilha sonora da novela Zorro, la espada e la rosa. A versão deluxe trouxe ainda mais sucesso e alcançou ótimos números de vendas!


O primeiro single da era B'day foi o clássico e empolgante Deja Vu. A música foi comparada a Crazy in Love, quanto a qualidade, apesar de não ter tido o mesmo reconhecimento pelo público. A música chegou em 4º Lugar nos Estados Unidos e ganhou certificado de ouro. No clipe, Beyoncé aparece em danças freneticas e em diferentes looks. O ápice do vídeo é a aparição de Jay-z. Destaca-se a harmonia e intimidade entre os dois, o que confere ainda mais sutileza e força para o vídeo, que foi um sucesso!
                          Assista ao clipe aqui

Ring the Alarm é um rock presente na primeira versão do álbum. Talvez um dos vocais mais firmes da era, a música mostra uma Beyoncé não tão doce quanto o mundo estava acostumado.
A música alcançou o 11º lugar nos Estados Unidos enquanto o clipe teve muito mais visibilidade.
O vídeo mostra a Queen em diversos looks e experimentando diversos sentimentos, desde a raiva enquanto é forçada a se sentar até a dor e tristeza, enquanto chora no sofá de uma bela casa.
                          Assista ao clipe aqui
Irreplaceable foi definido como a forma que Beyoncé encontrou para mostrar ao mundo que era muito mais que um corpinho bonito capaz de dançar e de fazer os outros dançarem. A balada romântica alcançou o 1º lugar em seis países e recebeu seis certificados de platina. Até hoje a música pode ser vista, por vezes, no Hot 100 da Billboard!
O clipe mostra o fim de um relacionamento e uma Beyoncé que se prepara para encontrar uma nova pessoa. O vídeo recebeu ótimas criticas pela beleza e simplicidade.
                     Assista ao clipe aqui


Beautiful Liar é a música com maior visibilidade do B'day Deluxe edition, por contar com a parceria da igualmente diva, Shakira. A música alcançou 7 primeiros lugares  e 3º nos Estados Unido e foi o maior sucesso da era! A música fala sobre duas mulheres que resolvem se unir a serem inimigas. Com toques árabicos, o clipe mostra as duas cantoras rebolando e "brincando" de enganar os fãs. Beyoncé teve aulas de dança do ventre com a veterana Shakira e ambas se tornaram grandes amigas após a bem sucedida parceria!
                   Assista ao clipe aqui

Get me bodied foi o single com menor rendimento. A música contagiante, que recebeu parceria de Solange Knowles, Michelle e Kelly, teve um dos mais longos clipes da carreira de Beyoncé. 
O vídeo mostra a Diva em um traje prata e alto rabo de cavalo, em uma festa, enquanto dita os passos para uma das mais bem elaboradas coreografias da década.
A música foi incluída em todos os shows da diva, até hoje, com excessão do a night with Beyoncé e live Glastonbury.
Ótimas como os clipe, foram as performances da era B'day. A de maior destaque é a de Deja Vu live BET awards. Nela, Beyoncé dançou vestida de prata e com um belo desenho na perna. Em meio a fogos, muita fumaça e luzes a diva arrasou junto a Jay-z e mostrou seu alter-ego totalmente assumido, a Sasha Fierce.
Foi a performance de maior audiência do ano e é realmente memorável.

Listen ganhou uma performance no Grammy digna dos mais sortidos prêmios. Iniciando a apresentação com um acustico e desacompanhada de qualquer instrumento, a Diva mostrou potência vocal e levantou aplausos de artistas e de fãs. A música, realizada para a trilha sonora de Dreamgirls, ganhou popularidade após a performance e teve a busca aumentada, após o live. (Assista abaixo ao vídeo da performance).




Ainda que tudo tivesse sido sucesso, nada seria comparado ao lançamento de uma das mais lucrativas tours de todos os tempos: A Beyoncé Experince!!! Nela, a rainha do pop e R&B, apresentou clássicos da era DIL e fez performances inéditas de seus sucessos da B'day. O show é o preferido de muitos dos Beys brasileiros, e transmite uma energia e espontaneidade invejáveis. A turne passou pelas Américas, Europa, Asia e Africa, mas não chegou ao Brasil. O DVD do show, Experience Live, é o mais bem vendido da carreira da Diva e o que coleciona melhores criticas!

Apesar de ótima desde o princípio, Beyoncé desenvolveu suas habilidades na B'day e tornou-se o que é hoje graças a esta tão bela e sensacional era. Uma era digna dos melhores lives, dos mais bem elaborados clipes, das mais fortes músicas, das mais tocantes letras e da mais poderosa Beyoncé Giselle Knowles, a Sasha Fierce!


Seguem  os links para as performances de maior destaque da era:

Nenhum comentário:

Postar um comentário